Tendências

Cottagecore : a simplicidade do campo para o seu guarda-roupa

Cottagecore - a simplicidade do campo para o seu guarda-roupa

Embora a palavra estranha e de pronúncia difícil, você provavelmente já esbarrou com a estética cottagecore por aí e já está familiarizada com a tendência, antes mesmo de saber o nome. A princípio, com influência das redes sociais, como o Instagram, o Tik Tok e o Pinterest, a Cottagecore ganhou força na primeira metade de 2020 nos EUA e Euroupa, já marcou presença por aqui nos ultimos meses.

Xadrez Vichy Doncella Rosa, Verde Menta e Amarelo Cítrico

O QUE É O COTTAGECORE

A tradução verdadeira do termo cottagecore ainda não é consenso, já que algumas fontes afirmam que veio do francês, enquanto outras defendem que veio do inglês. Ainda assim, a definição mais comum é que “cottage” significa cabana e “core” seria núcleo.

Dessa forma, cottagecore é o conceito baseado na idealização da vida campestre. Mas que também pode ser visto como um estilo de vida, mais simples, que prima pelas tarefas manuais, valorização das plantas, animais e consequentemente, uma moda mais mood mais leve e delicado

Assim, esse conceito se tornou um movimento que pode ser interpretado como um modo de vida nostálgico. Afinal, privilegia hábitos e looks com um ar mais vintage e a ideia de que a vida no campo, mais minimalista.

Em síntese, a estética cottagecore, apresenta uma idealização romantizada da vida rural e uma vida mais simples e bucólica. Se fosse para definir essa tendência apenas em imagens, podemos resumir em natureza, campos de flores e comidas frescas ou uma cena bem clássica de filme com piquenique.

Assim, a estética, que também pode ser identificada como Farmcore ou Countrycore, caminha na contra mão da vida urbana das grandes cidades. Surgindo como uma espécie de escapismo de tempos difíceis como o que estamos presenciando.

Sendo assim, encontramos elementos envolvendo sentimento de nostalgia, de acolhimento e de apreciação por tempos onde tudo era menos complicado.

 

COVID-19

De fato, o cottagecore já existe há algum tempo. No entando, foi durante a pandemia que sua popularidade realmente disparou. Indo da moda, para a beleza e até mesmo, na decoração.

A ideia de abandonar tudo para viver uma vida simples no campo é o que torna esse movimento tão facilmente identificável no contexto atual. Afinal, quem não sente vontade de fugir às vezes e entrar numa realidade diferente da atual?!

Sem dúvida, o mundo nunca esteve tão desesperado por um escape da realidade. Com um cenário futuro desafiador e incerto, a procura por fugas para se alienar do cotidiano é inevitável.

Desde o começo da pandemia, vimos gente que se jogou na cozinha, nos reality shows e teve até quem conseguiu encontrar um novo hobbie em meio à toda essa confusão.

Inegavelmente, devivo à pandemia do COVID-19, o sentimento que envolve o cottagecore foi impulsionado e a busca por um estilo de vida mais simples fora das metrópoles se tornou recorrente.

Claramente, a estética pussui fortes influencias do movimento hippie. Este, que promovia a vida em comunidade e o desapego de bens materiais.

Sem dúvidas, esse período ficará na nossa memória como um momento de incertezas e da busca pela ressignificação. De fato, com um grande período de isolamento pudemos acompanhar uma grande transformação na forma das pessoas enxergarem a vida.

Nesse paralelo, o cottagecore, vai muito além de uma tendência de moda. O movimento é considerado uma saída para aqueles que buscam mais qualidade de vida e uma fuga da realidade.

 

VOLTANDO NO TEMPO

De maneira idêntica ao estilo Hygge, o Cottagecore busca por conforto/aconchego e bem-estar. Contudo, o cottagecore ainda é mais específico. Ele tem uma forte influência da vida rural do começo do século XX.

Em princípio, o começo dos anos 1900 foi marcada por acontecimentos que abalaram a sociedade de todos os meios, como a Primeira Guerra Mundial e a Crise de 1929. Em meio a tantas desgraças, seria normal que as pessoas daquela época ansiassem por tranquilidade e dias felizes.

E aqui estamos nós. Em mais de cem anos depois, desejando a mesma sensação de despreocupação.

2020 não foi um ano fácil e 2021 ainda estamos em momentos dificeis sem previsão disso tudo passar tão cedo. Em virtude, é de se esperar que todos estejamos ansiosos por dias mais calmos e buscando por coisas que nos tirem dessa realidade.

 

ESTÉTICA COTTAGECORE

Buscando pela reconexão com a natureza e uma vida desacelerada, as flores e plantas tanto de forma física, quanto em estampas, vem para nos trazer o relaxamento e a calma.

Com uma paleta de cores envolvendo tons pastéis e serenos, como o nude, o erva-doce e o marfim. É possível contrabalancear com cores mais vibrantes, tal qual o amarelo e o azul marinho.

Apesar das inspirações no movimento hippie, a moda cottagecore segue na onda do romantismo, com uma pitada de colonialismo e rococó.

CORES E ESTAMPAS

Como citado acima a a paleta de cor é suave. Tons pastel, verdes, marrom, brancos e beges e estampas simples estão fortemente presentes.

Igualmente, a silhueta é fluída, com peças de mangas bufantes e cintura marcada.

Ao passo que, a projeção dessa utopia através da moda pede peças de tecido natural, mais folgadas e confortáveis, com direito a várias camadas de tecidos leves, bordado inglês, mangas armadas e botõezinhos – bem camponesa.

Em contrapartida, temos cores mais delicadas, com preferência pelos tons pastel. Os florais e bordados, também estão presentes.

Sobretudo, o apelo nostálgico fortemente presente na tendência, junto com macacões e peças de algodão. Estampas como listras, xadrez vichy, paisley liberty .

Para a nossa sorte, são muito fáceis de incluir nos looks casuais do dia a dia.

Já conheciam a estética ou já tinha visto em algum video das redes sociais?

Essas fotos do post com inspirações tem as referências e links dod nossos tecidos disponíveis no site.

Laise Branca e Nude

Quer ver algum post sobre uma tendência ou algum tema que você goste aqui no blog? Deixe seu comentário aqui, nos enviando sua sugestão!


Para saber mais sobre nossos tecidos e conferir nossas novidades, sigam a Doncella e Riviera no Instagram ou acessem nossos sites.

Até logo!

Sobre o autor

Designer de Moda, especialista em Moda e Comunicação e bordadeira nas horas vagas. Entusiasmada por temas que abrangem desde moda, alimentação, beleza, até questões sociais como feminismo, veganismo e mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *